top of page
  • whattsapp1
  • icn face white
  • icn insta white
  • icn youtube white
  • icn location white

INTERCESSÃO

MINISTÉRIO dos INTERCESSORES

 

Inicio descrevendo uma analogia que exemplifica o intercessor. Em uma sala de aula, um indivíduo chamado Beto, que é mal caráter, resolve afrontar o Luiz, que é uma boa pessoa, isso por pura inveja, daí se levanta o Junior que diz ao Beto: “para bater nele, vai ter que bater em mim primeiro”, este, é o intercessor. Daí temos o Beto tipificando o diabo, o Luiz o pastor e o Junior o intercessor.

Davi tipifica um dos maiores intercessores na Bíblia, visto que enfrentou o gigante para defender Israel, seu exército e seu rei, porém não o enfrentou em seu próprio nome, mas pelo nome do Deus vivo, o Senhor dos exércitos.

 

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. I Samuel 17:45

 

O Ministério de Intercessão é um dos mais importantes na igreja, ficando à parte somente do Ministério de Louvor. O diabo sabe que uma igreja sem intercessão é uma presa fácil no dia da adversidade, não que ele tenha força para destruir a igreja, porém, o diabo pode abalar as bases ministeriais, e, para que isso não ocorra, é necessário que este ministério esteja firmado na verdade, que é a bíblia, e não na regra, que é promovida pelo homem. O Ministério SEMEAR precisa ter o serviço da intercessão, mas com a liberdade que a Palavra oferece.

 

E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. Êxodo 17:11-13

 

Ainda mais importante que a intercessão dos homens, é a intercessão do Espírito Santo, o qual nos habilitou para pregar a Palavra de Deus. O serviço de intercessão deve ser feito por ministros de intercessão que tenham as mãos limpas e o coração puro, pois o comprometimento destes não é com a igreja ou com a reunião, mas na demonstração diária do viver fora das portas da igreja, ciente que o diabo não tem medo de um intercessor ungido, mas não se atreve contra um filho que vive a Palavra pregada.

O intercessor não poderá estar sozinho nos momentos de batalhas espirituais contra possessos e enfermos, mas terá que estar amparado de outro intercessor, sendo no mínimo dois no momento da luta em oração.

 

INTERCESSÃO NATURAL DIÁRIA

A intercessão natural diária é representada pela oração contínua feita pelos pais em favor dos filhos, ou da esposa em favor do esposo, ou vice e versa, ou por uma causa da família, do trabalho, do ganho, ou contra uma doença comum na casa, enfim, no dia-a-dia, pelo ato de orar pedindo a Deus força, sabedoria, discernimento e conhecimento. Para esta intercessão não há necessidade do muito saber, exceto que o mundo espiritual é vivo, e ambos os reinos ouvem estas orações, tanto o Reino dos céus, quanto o reino do inferno. A exemplo disso temos a oração de Jó.

 

Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias dos banquetes dos seus filhos, Jó os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número dos seus filhos; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. Jó 1:5

 

CARACTERÍSTICAS do INTERCESSOR

O intercessor deve ser ousado, destemido e dependente de Deus, deve ser pessoa de oração e fazer períodos de jejum semanal, deve ter a confiança que Deus está à frente da batalha e jamais considerar sua força espiritual, ainda que esta seja notória, deve trabalhar em grupo e ajudar os mais fracos e jamais julgar quem quer que seja.

 

ONDE E COMO TRABALHA O ESPÍRITO OPRESSOR (O DIABO)

O diabo, ao contrário do que muitos pensam não é um ser fraco ou caído, antes é astuto, sábio e oportunista, incitando a prática do pecado e usando o resultado do mesmo para massacrar suas vítimas. Ele se alimenta basicamente de pecado que o homem comete contra si mesmo, contra o próximo e contra Deus. Seu maior trunfo é colocar MEDO, DÚVIDA e RAIVA na mente das pessoas, a exemplo disso, durante uma possessão com expulsão ele instiga o MEDO de que o espírito imundo tenha poder para possuir o intercessor ou o simples observador, e quando faz com que o possuído se atreva a rir, debochar, cuspir ou avançar nos que ali estão para expulsá-lo ele incita a RAIVA, trazendo ao humano o que é espiritual, já, quando termina o espetáculo e ele é expulso ou se esconde dando a impressão de ter sido vencido, ele coloca a DÚVIDA nos expectadores, os quais passam a descrer sobre a veracidade da possessão, assim, pelo MEDO de ele poder atacar e possuir, pela RAIVA que surge pelo possuído e pela DÚVIDA de ser mesmo o diabo agindo, ele consegue entrar, passando a se encostar ou possuir alguns, se divertindo com isso.

 

LIDERANÇA DO GRUPO DE INTERCESSÃO

O intercessor maior no Ministério SEMEAR é o pastor Nilton, apto a dar toda instrução, porém, a liderança será entregue a uma pessoa de oração e jejum contínuos, notadamente comprometida com as exigências do cargo.

 

QUEM PODE INTERCEDER

Todo o membro ungido para o ministério de intercessão pode interceder, em qualquer culto, momento e hora que desejar. Caso outra pessoa, que não faça parte do grupo, esteja intercedendo, apoiaremos, porque quem não é contra nós é por nós, mas cabe ao intercessor, no momento apropriado, instruir os que estão intercedendo fora do ensino da igreja. Toda intercessão é bem-vinda, desde que dentro dos parâmetros estabelecidos pela igreja com relação a palavra de Deus.

 

COM RELAÇÃO AO INTERCESSOR NO ÂMBITO ESPIRITUAL

Caso o intercessor esteja passando por problemas pessoais ou de ordem espiritual e não queira interceder, este poderá ficar a parte e, caso precise de oração pedirá ao pastor, o qual orará e o dispensará do serviço de intercessão pelo tempo que desejar, e não será destituído por este motivo.

O intercessor que estiver na prática da intercessão, ao final do culto, poderá por livre vontade, pedir oração a um pastor, mas nunca junto aos demais, antes separadamente, quando todos ou grande parte tenha saído.

Todos intercessores são livres para orar da maneira que preferir e entender, por isso, cada um fará a oração intercessora como desejar, de pé, de joelhos, com mãos levantadas ou não, em voz alta ou por pensamento, mas preferencialmente com os olhos abertos.

A conduta diária do intercessor definirá o seu ministério, logo, não é necessário que o intercessor esteja consagrado com jejum no dia da intercessão, mas sim, que esteja consagrado com o modo que vive, pois o diabo não tem medo de gente com fome, e sim de gente com atitudes de santidade constante.

Todo intercessor deverá apresentar-se ao Senhor com pelo menos 1 dia de jejum por semana, em oração e santificação, não necessitando em dia de culto.

 

“Mateus 15:17, 18 ... Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.”

 

POSIÇÃO E PERÍODO NO TEMPLO EM INTERCESSÃO

O intercessor não tem lugar propriamente dito dentro da igreja no momento da intercessão, logo, o intercessor é livre para fazer como quiser, desde que não forme dupla em um mesmo lugar.

Cabe ao intercessor ficar até o fim das reuniões, até que saia a última pessoa da igreja, lembrando que todas as manifestações geralmente acontecem quando todos, ou quase todos foram para suas casas.

 

“I Timóteo 5:8 ... Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

 

O SERVIÇO DE INTERCESSÃO

O intercessor não pratica o ato da cura, expulsão ou milagre, mas a sua função é de proteger o pastor ou ministro de cura e expulsão, com oração, circundando-o durante o ato ministrado sobre o membro, cuidando que este possa precisar de óleo, água, lençol, ou outro utensílio qualquer.

Não cabe a nenhum intercessor trazer algo ou fazer qualquer coisa sem que tenha sido solicitado pelo pastor ou ministro em ação. Tal ato poderá desencadear um sentimento contrário entre os intercessores, e o espírito imundo ou diabo certamente se valeria disso para complicar ainda mais a ação.

Toda disputa por lugar, poder ou preeminência é rejeitada desde já entre os membros do ministério de intercessão, lembrando que a função do líder é servir os demais, e não ser servido.

O intercessor que se sentir atacado pelo espírito imundo, seja por revelações, palavras, atos ou mesmo que venha a sentir náuseas, dores fortes no corpo, dor de cabeça ou tremores, deverá deixar a intercessão imediatamente. Ele não estará possuído, mas pode receber ataques por estar desfocado diante do que está sendo feito.

O intercessor que sabe estar em pecado grave deve afastar-se das intercessões de manifestação demoníaca, obrigando-se a procurar o pastor como forma de confessar e pedir orientação, já, com relação a orações por enfermidade não há necessidade que se afaste.

 

INTERCESSORES NATURAIS

Os pastores são intercessores naturais, sem que haja necessidade de nomeá-los. Se estes não podem interceder ou se necessitam de autorização para tal, então como podem fazer o trabalho muito mais excelente que o da intercessão? Pois são eles que estão cara a cara com o diabo a cada culto, só pelo fato de estarem pregando a palavra.

A autoridade pastoral está sobre o intercessor, e cabe ao pastor, no momento que achar conveniente, chamar qualquer um dos intercessores para oração, unção ou intervenção no que convém a toda igreja, ou seja, no serviço para o reino.

O intercessor que for orar pelo pastor ou pregador deverá anunciar e solicitar a autorização do mesmo, e, caso receba uma negativa, deverá reconhecer que o homem ou mulher de Deus, recebem antes a instrução do espírito e depois dos homens, pois é obediente à voz que fala com ele, que é o próprio espírito de Deus. Quem não compreende ou aceita a autoridade pastoral não pode interceder.

 

“Romanos 13:1, 2 ... Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”

 

TIPOS DE INTERCESSORES E DE INTERCESSÃO

Há três tipos de intercessores que agem cada um em um campo bem específico, sendo o primeiro o que age em favor dos TERRITÓRIOS, ou seja, ora e intercede pelo País, Estado, Cidade, Bairros e Ruas, este é desvinculado das demais intercessões, porque não busca amparar necessidades espirituais humanas e pessoais. Há um segundo que é o que intercede pelos AMBIENTES, que são as casas, hospitais, orfanatos, asilos, igrejas, empresas, entre outros locais onde potestades se alojam sugando a energia destes lugares, invadindo, pela ação do homem, e se apossando das promessas, invalidando-as. Em terceiro lugar está o que intercede nas PESSOAS, orando presencialmente ou a distância, buscando expulsar todo e qualquer espírito que possa estar agindo, liberando palavras que ecoam junto ao trono de Deus.

 

Lembre-se que foi Deus quem nos fez intercessores, pelo amor que implantou em nossos corações, e que o intercessor não é profeta, logo não tem o compromisso de entregar uma palavra, não revela, logo não tem o compromisso de falar do passado, não é curador, por isso não precisa de resultados pessoais, não liberta, pois quem o fax é o Espírito de Deus, não salva e não pode oferecer perdão por pecados, pois não é Deus, não é a sua língua estranha uma arma de absolvição, antes, o intercessor é somente uma ferramenta na mão do Senhor.

 

Há uma estória que conta sobre o “OMELETE DE BACON”, fazendo-nos refletir sobre ENVOLVIMENTO e COMPROMETIMENTO, pois para fazer o omelete é necessário o ovo, e a galinha se ENVOLVE dando o ovo que colocou, já, para que possa ser feito com bacon o porco teve que morrer, se COMPROMETENDO com a situação, assim nós, podemos nos ENVOLVER com a obra de Deus, e isso não irá nos custar nada, e também não trará nenhum galardão, mas, podemos nos COMPROMETER com tal obra, e isso nos fará participantes da bênção do Senhor.

 

Ministério de Intercessão | Igreja Semear | Pr. Nilton Padaratz | 2025

lg10_edited.png

Semear Canelinha.SC

Rua Maria Pícolli 32 centro  CEP 88230-000

Semear Itapema.SC

Av. Santa Catarina 857 Jardim Praia Mar CEP 88220-000

Semear Tijucas.SC

Rua Lauro Muller 1015 Praça CEP 88200-000

Semear São João Batista.SC

Rua José Antônio Soares 2451 CEP 88240-000

bottom of page